Marketing Social e de Engajamento

Esta é a apresentação sobre marketing social e de engajamento feita por Luke Brynley Jones, realizada na convenção Innovations in Social Media Marketing. Os vídeos do próprio Luke estão à direita, no Canal Criativo (minha seleção de vídeos VodPod). Entre os cases apresentados por Luke, um se destaca, se tratando de uma solução que pequenas empresas, ou até lojas de bairro, podem se basear para iniciar uma estratégia de engajamento com seus consumidores e prospectos.

É o caso da petshop Dingo. Antes de sua ação, a petshop tinha 330 “likes” no facebook e algo em torno de 9 mil emails cadastrados. A ação que eles fizeram foi simples, oferecer um cupom de $20 dólares em troca de um “like” mais o endereço de email.

A petshop acabou com 6.329 “likes” no facebook e 14.140 emails cadastrados, suas vendas mensais cresceram 22%, 45% delas de novos consumidores. Isso em apenas 3 dias.

Ações como essa precisam de um planejamento e estudo de retorno sobre investimento, mas mais do que isso, elas precisam de continuidade. A continuidade não só na repetibilidade da mesma promoção, mas em continuar engajando as pessoas e criando nelas o desejo de interagir com a marca.

96% das pessoas que entram no site de uma empresa (virãm fãs ou dão um “like”) nunca retornam

Luke ainda diz que a falta de continuidade no relacionamento entre marca e clientes é o que alimenta uma estatística de que 96% das pessoas que entram no site de uma empresa (virãm fãs ou dão um “like”) nunca retornam. E isso é o contrário do marketing social.

Luke ainda aborda o tema “gamification” (utilizar-se da dinâmica do jogo na interação entre usuário e serviço – ao meu entender), que eu pretendo abordar em breve. A apresentação Winning Through Innovation foi feita na convenção Innovations in Social Media Marketing, realizada em junho Glasgow, por Luke Brynley-Jones.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s