10 mandamentos para encarar o dia-a-dia

Vivemos numa época complexa, onde as mudanças em nosso ambiente ocorrem de forma cada vez mais rápida e os desafios e demandas aparecem por todos os lados. Ainda por cima somos forçados a tomar decisões sem ter muito tempo para pensar e temos que assumir mais responsabilidade agora do que nunca. Seguem 10 princípios para diminuir a fricção do dia-a-dia e facilitar tomadas de decisão com um pensamento aberto e mais assertivo:

1. Sempre duvide da certeza, principalmente da sua. Sempre que estiver certeza de que está certo, procure se perguntar o que você pode não estar enxergando. Se cada um de nós fosse dono da verdade, o que sobraria?

2. O caminho para a excelência é tortuoso, mas é a rota garantida para a satisfação pessoal. Não dá pra cortar caminho para atingir a perfeição. É necessária muita dedicação, enfrentar desafios constantes e, principalmente, não esperar que o resultado venha rápido.

3. Emoções são contagiosas. Pense nas pessoas que te fazem sentir melhor. Essa é a maneira que você deveria tratar todos.

4. Em dúvida, pergunte: Como seria se eu desse o melhor de mim? Nós sabemos instintivamente o que significa fazer a coisa certa, mesmo que estejamos propensos a fazer o oposto. Em momentos difíceis, tente visualizar como deveria atuar, se espelhando no que alguém que você admira faria.

5. O dinheiro nem sempre seguirá o que você gosta de fazer, mas você sempre gostará do que está fazendo. Fazer o que gosta nem sempre trará riquezas materiais, mas pode trazer uma vida mais rica. Se decidir que a riqueza material é mais importante, sempre há tempo de tentar um plano B.

6. Você precisa de menos do que acha que precisa. Não acredite que mais é sempre melhor e que seja o que for que você possua, nunca é suficiente. Este é o pré-requisito para a decepção contínua. Pergunte-se o quanto você já possui que realmente adiciona valor a sua vida, e principalmente, o que você conseguiria passar sem.

7. Aceite quem você é, mas nunca deixe de tentar aprender e crescer. Utilize o autoconhecimento para encarar os desafios e amortecer os contratempos.

8. Valor não é algo que se descobre, é algo que você cria, um passo de cada vez. Criar significado é quando se encontra uma maneira de expressar suas habilidades e paixão por um propósito maior do que você. Contribuir de maneira significativa é um desafio para a vida inteira, o que nos obriga a renascer a cada dia.

9. Você não pode mudar o que não percebe, e percebê-lo não o fará ir embora. Cada um de nós tem uma capacidade infinita de auto-enganação. Para evitar o sofrimento, buscamos racionalizar, minimizar, negar e ficar insensível. O antídoto é se ver de forma honesta e tomar a responsabilidade pela pessoa que você deseja ser.

10. Quando em dúvida, assuma a responsabilidade. Isso é o verdadeiro princípio da responsabilidade.

Via Harvard Business Review Blog Network, por Tony Schwartz.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s