Explorando a nuvem

A era da informação mudou o conceito da terra e seu subterrâneo como principais fontes de riquezas e recursos, tornando a internet e a nuvem coletiva em valiosos poços de oportunidades. A interpretação da informação disponibilizada pelos internautas funciona como o processamento de matérias prima, com os dois produzindo bens de valor. Então, com um pouco de criatividade, é possível interpretar a informação prima (como matéria prima) em idéias valiosas.

Quem diria então que o humor das pessoas que trabalham no mercado financeiro poderia ser uma dessas fontes? Acontece que estudos das universidades de Indiana (Estados Unidos) e Manchester (Reino Unido), conseguiram sintetizar uma ferramenta que mede o humor desse público através de seus posts no Twitter, monitorando os níveis pessimismo (ansiedade, estresse) ou otimismo (calma e confiança) no sentido e nas palavras utilizadas.

Com base nessas informações, a ferramenta pode prever, com quatro dias de antecedência, o movimento do índice Dow Jones, da Bolsa de Nova York, com um percentual de acerto de 86,7%. As mensagens foram analisadas através das tecnologias OpinionFinder e Google-Profile of Mood States. O estudo foi licenciado pelo fundo britânico Derwent Absolute Return, que é gerido a partir da análise dessas informações de mercado. O fundo captou mais de US$ 100 milhões de investidores, com a promessa de ganhos entre 15% e 20% ao ano.

Via: Folha.com – Mercado – Twitter prevê o comportamento de ações – 20/06/2011.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s