Seleção Natural

Mudanças recentes no cenário mundial realizam uma espécie de seleção natural no mundo empresarial. Margens mais baixas, concorrência agressiva e ausência de recursos são apenas algumas das preocupações que tem elevado o nível de stress e aversão ao risco para quem sobreviveu a recessão. Fatores como esses também iniciaram adaptações na maneira que as empresas investem, gerenciam e inovam. Mudanças que agora procuram minimizar ainda mais os riscos e garantir a sobrevivência.

Uma pesquisa que envolveu mais de 280 executivos de produtos, em 17 diferentes mercados, revelou os padrões comportamento entre as empresas de sucesso e, também entre aquelas que estão enfrentando dificuldades para se manter. Entre os bons hábitos das empresas de sucesso estão:

Equilibrar: Os investimentos em projetos inovadores de alto risco foram balanceados com melhorias incrementais. Enquanto o retorno em inovações são potencialmente maiores, os riscos envolvidos são até maiores. As empresas “sobreviventes” não apostam todas as suas fichas em projetos incertos.

Priorizar: O foco no desenvolvimento de produtos deve ser em projetos alinhados com as necessidades de mercado e com a estratégia da empresa. A busca pela satisfação dos desejos dos consumidores só é benéfica quando alinhada aos objetivos de longo prazo do negócio.

Pesquisar: Uma das maneiras de minimizar os riscos de um novo produtos é obter rapidamente o feedback dos consumidores. Não dá para prever se uma idéia será um fracasso, ou se ela vai atender apenas 80% das necessidades dos consumidores, mas é uma grande vantagem saber disso com antecedência.

Automatizar: Boa parte do sucesso está em aproveitar as oportunidades na hora certa. Então é necessário se beneficiar de tecnologias para agilizar processos administrativos e fabris, podendo assim acelerar desenvolvimentos.

No outro lado da moeda, a pesquisa também encontrou os maus hábitos das empresas que estão encontrando dificuldades para sobreviver:

Não escutar: Algumas empresas ainda não dão o devido valor à voz do consumidor. É só através dela que é possível determinar suas verdadeiras necessidades e desejos, e desenvolver produtos que possam melhor atendê-los.

Não colaborar: Estamos numa era onde tudo é compartilhado. Trocar conhecimento e informação entre consumidores, parceiros, fornecedores e outros stakeholders pode ser uma das maiores fontes para explorar idéias e oportunidades.

Falta de alinhamento: A falta de sintonia entre a diretoria da empresa a gerência de produtos é um dos principais fatores que levam ao desperdício de tempo e recursos.

Incerteza: Muitas decisões errôneas são tomadas em razão de políticas internas, subjetividade, influências pessoais e até por habilidades de oratória. Isso se dá por falta de uma tomada de decisões clara e objetiva, além de uma incerteza na liderança dos projetos.

Burocracia: Métodos tradicionais baseados em extensa documentação atrasam os ciclos de desenvolvimentos, principalmente em projetos mais complexos.

Falha na execução: Falta de planejamento de recursos, falha na liderança e principalmente em gerenciar os riscos associados a novos produtos.

Para sobreviver é necessário se adaptar. Os passos para evitar a ameaça de extinção são claros, assim como o caminho para as empresas de sucesso melhorar ainda mais o seu desempenho, garantindo seu espaço no topo da cadeia. Entre os fatores chave para a sobrevivência estão: colaborar e compartilhar com os stakeholders, se aproveitar da inteligência coletiva, definir objetivos claros para os produtos e automatizar os processos. Confira o artigo original de Christine Crandell na Bloomberg Businessweeek

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s