Design Thinking

Tennyson Pinheiro compartilha sua visão de Design Thinking para a revista de inovação da FGV de outubro, confira um trecho abaixo:

Você poderia explicar a proposta do Design Thinking e sua origem?

Design Thinking é uma abordagem para enfrentar problemas complicados baseada em 3 pilares, sendo esses: Empatia, Colaboração e Experimentação. O primeiro visa proporcionar logo cedo um vinculo empático entre a equipe de projeto e os futuros usuários e stakeholders do produto ou serviço resultante.O segundo pilar, ou colaboração, permite co-criarmos as soluções com esses usuários finais e stakeholders para eliminarmos barreiras e aumentarmos a aceitabilidade e com isso as chances de serem catapultadas ao patamar de inovação. A ultima mas não menos importante, experimentação, trata da habilidade de testar idéias cedo, ainda na fase de desenvolvimento dessas idéias, e melhorar a precisão dessas idéias a cada iteração.
O termo Design Thinking apareceu pela primeira vez na década de 90, em artigo acadêmico desenvolvido por Richard Buchanan (wicked Problems in Design Thinking-1992), e foi posteriormente utilizado em projetos comerciais e de inovação social pela Ideo, consultoria americana de Inovação através do Design.

Confira a entrevista completa no blog Design de Serviços Brasil. Tenny Pinheiro é sócio-diretor da live|work no Brasil. Design Thinker e especialista em Design de Serviços.Possui formação no Brasil e USA em Marketing, Tecnologia e especialização em Branding. Confira também seu artigo sobre o tema no DMI News.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s