Perspectiva verde

À medida que o consumidor fica mais consciente, sustentabilidade ambiental passa de diferencial a obrigação por parte das empresas. Isso significa que, entre produtos e preços semelhantes, o consumidor consciente vai dar preferência à marca mais sustentável, evidenciando a tendência de um consumo sustentável. Porém, poucos conseguem ver esse padrão como uma grande oportunidade.

Como já vimos através do exemplo do Starbucks, é possível obter ganhos significativos através de soluções inovadoras. Medidas simples como redução do uso e reciclagem de matérias primas evita o desperdício e corta custos de produção. Assim como ter a própria produção mais próxima do seu consumo reduz custos de transporte e a emissão de gases poluentes. Qualquer iniciativa, mesmo que ela seja interna, como a coleta seletiva de lixo, redução do uso de água e energia, já são passos para uma produção mais sustentável.

Quando as empresas passam a se preocupar não só no seu próprio interesse, mas no de toda a comunidade caminhamos para um capitalismo sustentável. Estamos passando por um ponto onde apenas atender uma necessidade do consumidor não será mais suficiente. Portanto pensar em quaisquer produtos ou serviços sob uma ótica sustentável será essencial para o sucesso.

Leia mais sobre as vantagens inesperadas de medidas sustentáveis no texto “going green’s unexpected advantage” publicado originalmente na businessweek.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s