Eco-inovação

Marc Stoiber dá a dica da formação de uma nova mega-tendência, formulada em cima da sustentabilidade e eco-inovação.

Sustentabilidade coorporativa está ganhando cada vez mais atenção no mundo. Embora ainda em sua fase embrionária, isso demonstra o nascimento do que poderia se tornar uma mega-tendência, influenciando não apenas a economia, mas a nossa perspectiva sobre como as empresas deveriam se comportar.

Enquanto políticas de eco-eficiência tomam força, sinais de uma nova tendência começam a surgir no horizonte, a eco-inovação. E ela parece ser seu próximo passo, com potencial para não só valorização de marca, mas também de lucros.

Eco-inovação, por definição, é o resultado da inovação para um desenvolvimento sustentável, porém em sua essência ela é mais bem descrita quando comparada à eco-eficiência.

As duas podem ser consideradas como etapas da evolução da sustentabilidade coorporativa. Eco-eficiência é a introdução perfeita para uma cultura sustentável. É o caminho mais curto e óbvio, com retorno quase imediato e promove uma atitude “verde” por parte da empresa. Eco-inovação já é o estágio em que a empresa não tem mais onde melhorar em sua eficiência sustentável. É o caminho mais longo, mas que pode trazer ótimos benefícios.

É como o pensamento linear versus lateral. Eco-eficiência se trata de procurar as fontes de ineficácia, diminuindo desperdícios, poluição e economizando energia. Quando bem aplicado, os resultados são praticamente matemáticos. Eco-inovação, por sua vez, é embasado na invenção, criação e intuição. Como qualquer forma de inovação, pode ser incrivelmente bem sucedida quando colocada em prática da maneira correta, mas não oferece o mesmo grau de certeza da eficiência.

Resumindo, eco-eficiência pode ser vista como um parâmetro para economias em geral, enquanto eco-inovação é o caminho o crescimento. Seu poder é a própria capacidade de se re-inventar, desenvolver e melhorar continuamente – o que poderia se traduzir como a força vital de uma marca dinâmica.

Leia o texto original em eco innovation: the next business mega trend.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s