Seja o toureiro

É fácil criticar uma idéia nova. Difícil é ter coragem de apresentar uma.  Já abordei o mesmo assunto em apresentando idéias, mas no caminho da inovação sempre nos deparamos com aquele que sempre faz o papel de vítima. Pode ser um colega, um diretor que não vai com a sua cara, alguém que inveja sua posição, não importa. Sempre temos aquela pessoa que “pega no nosso pé” e rejeita a idéia sem ao menos dar uma chance a ela.

Os argumentos são sempre os mesmos: não vai funcionar, já foi tentado antes, nunca vi isso, não conseguimos fazer, não temos tempo, isso custa caro… E lá se vai a recepção da sua idéia, pois é fácil manter a postura de senhor da verdade quando não é o seu que está na reta.

Seth Godin (turning the table on critical trolls) sugere uma maneira simples de lidar com essa situação. Primeiro é necessário chegar a um acordo sobre a situação, se os essa pessoa também acredita existir um problema ou uma oportunidade.

A partir do momento que se decide que ela existe, é a hora de apresentar uma idéia, alguma solução para não deixar essa oportunidade escapar. Se a pessoa ainda não acreditar na idéia, foque na situação, acreditar que pois acreditar que ela existe já é meio caminho andado para um acordo favorável.

Se depois de envolver a pessoa na necessidade de uma solução, a sua idéia ainda não for aceita, pergunte na opinião dela qual seria a solução aceitável, e peça detalhes. Esse processo envolve a pessoa, fazendo-a sentir parte do projeto. Então como você não é mais o único autor da idéia, talvez essa pessoa esteja mais aberta a receber sua sugestão.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s