5 dicas para branding de sustentabilidade

Quando a questão é sustentabilidade, algumas empresas enfrentam dificuldade em como comunicá-la. Falar das atitudes sustentáveis às vezes é como falar sobre a própria honestidade. Se precisamos promover nossa honestidade é porque algo está errado, ou porque fazemos por obrigação e não por acreditarmos nela. Em os 5 C’s da sustentabilidade, Marc Stoiber apresenta um conjunto de princípios a serem seguidos:

  1. Consumidor. Coloque-se no lugar do consumidor e tente ver o que ele está procurando. Procure fatos que causem impacto imediato e não precisam ter uma explicação técnica para serem entendidos.
  2. Competição. Para competir as marcas precisam inovar, e as melhores inovações desse século serão baseadas na sustentabilidade. Em uma concorrência de preços semelhantes, a vantagem competitiva estará nas mãos daqueles que se diferenciarem por conceitos sustentáveis.
  3. Consciência. Não promova a sustentabilidade como ações isoladas, mas sim como parte dos princípios da empresa. E ainda melhor é se utilizar de práticas que refiram ao seu produto/serviço do que com o meio ambiente de forma genérica. Ou seja, é melhor utilizar de processos limpos na fabricação, comercialização, vida útil e descarte do próprio produto do que reverter parte dos lucros para salvar a mata atlântica.
  4. Conversa. A comunicação da sustentabilidade é mais eficiente em forma de conversa do que de comunicado. Transparência e honestidade são bem vistas pelo consumidor. Então comunicar sobre o que está fazendo de bom e o que poderia estar fazendo de melhor inspira confiança, que, por sua vez, gera lealdade. Então ter um canal aberto para que os consumidores possam conhecer e debater sobre os seus processos sustentáveis irá fortalecer o relacionamento entre o consumidor e a marca.
  5. Credibilidade. Ser sustentável fortalece a marca, porém fazer o chamado “greenwashing” (utilizar de certificados sem credibilidade) pode enfraquecê-la. Então evite fazê-lo, utilizando de práticas reais e mensuráveis antes de anunciá-las. Ações de credibilidade comprovada, quando aliadas a uma comunicação clara e objetiva é essencial para o sucesso da comunicação de uma marca sustentável.

Leia o post original em http://community.maddockdouglas.com/blog/entry/15421/The-5-C-s-of-Sustainability-Branding/

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